Setor pesqueiro do RN ganha reforço com a constituição da Coopesbra

Empreendedores do setor de pesqueiro do Rio Grande do Norte reuniram-se em Assembleia para constituir a Cooperativa de Produção e Serviços da Cadeia Produtiva da Pesca e da Aquicultura do Brasil – Coopesbra. A Assembleia de constituição aconteceu na Casa do Cooperativismo Potiguar, com apoio da equipe técnica do Sistema OCERN.

O grupo recebeu consultoria para a constituição da cooperativa, desde a elaboração da ata e orientações durante a AGC. Presente no evento, o Presidente do Sistema OCERN, reafirmou o compromisso e o apoio às cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte. “Para nós é uma grande satisfação que esta cooperativa nasça aqui na Casa do Cooperativismo. O Sistema está à disposição para prestar orientações e consultorias para o desenvolvimento sustentável da gestão desta e de todas as cooperativas do Estado”, destacou Roberto.

Roberto Coelho e Gabriel Calzavara de Araújo – presidente da Coopesbra

A Assembleia escolheu o armador Gabriel Calzavara de Araújo, que também preside o Sindicato das Indústrias da Pesca do Rio Grande do Norte (Sindipesca-RN), como presidente da Coopesbra. “A gente hoje criou um marco de organização de forma estruturada e sistematizada, que é a cooperativa, que vai ser um braço econômico e financeiro de suporte à frota pesqueira do Rio Grande do Norte. A cooperativa vem dar esse peso para que a gente se organize e comece a avançar”, afirmou Calzavara.

A Coopesbra vai atuar no comércio atacadista de pescados e frutos do mar, também na preservação e pesca de peixes em águas doce e salgada, criação de peixes, crustáceos e moluscos, fabricação de produtos do pescado, comércio atacadista de produtos alimentícios da pesca e aquicultura, na promoção e desenvolvimento de pesquisa científica na área, na prestação de serviços de tecnologia e informação voltados para a pesca e a aquicultura, além de outras atividades econômicas que constituem seu objeto social.