Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_postmeta' is marked as crashed and should be repaired in /home/sescooprn/www/site/wp-includes/wp-db.php on line 1924
Capacitação – SESCOOP/RN

Capacitação

O SESCOOP/RN opera em âmbito nacional e regional e trabalha a gestão de cooperativas, abordando, discutindo e divulgando conhecimentos técnicos e questões comuns ao cooperativismo. Subsidia, de maneira geral, a gestão de cooperativas de diferentes setores, tratanto conhecimentos e questões comuns a todas elas e abordando técnicas e conhecimentos concernentes às especificidades de cada um dos ramos do cooperativismo.

Com base nos objetivos do SESCOOP/RN, o setor de Formação Profissional visa organizar, administrar e executar o ensino de formação profissional dos trabalhadores em cooperativas e dos Cooperados, bem como assistir as sociedades cooperativas empregadoras na elaboração e na execução de programas de treinamento e na realização de aprendizagem metódica e contínua.

PROGRAMA APRENDIZ COOPERATIVO:

O Cooperativismo Brasileiro caracteriza-se por uma grande diversidade, tendo em vista a sua atuação baseada nos treze ramos de atividade econômica que o compõe. Esse é um dos fatores que torna as cooperativas um ambiente propício à inserção de aprendizes no mercado de trabalho.

Os números do Cooperativismo Brasileiro, divulgado pelo Sistema OCB/Sescoop, vêm demonstrando um crescimento que afeta, positivamente, a geração de trabalho, emprego e renda em comunidades onde há cooperativas. Em 2009 alcançou-se o número de 274.190 (duzentos e setenta e quatro mil, cento e noventa) empregados em cooperativas, e nos últimos três anos a taxa de crescimento da empregabilidade foi, em média, de 8,02%. Mantendo-se esse percentual, estima-se que o número de postos de trabalho em cooperativas atinja o patamar de 296.260 em 2010.

Baseado neste cenário e identificado a necessidade de profissionais qualificados para atuarem neste mercado específico, o Sescoop disponibiliza o Programa Aprendiz Cooperativo – Auxiliar Administrativo, que visa atender, prioritariamente, jovens na faixa etária compreendida entre 16 e 20 anos.

A proposta do curso é favorecer o desenvolvimento do aprendiz de forma que ele possa apoiar as atividades administrativas com excelência nas cooperativas, preferencialmente, de sua comunidade.

Destaca-se que este curso atende as exigências legais e incentiva a prática da cidadania e a responsabilidade social, tendo como cerne a doutrina cooperativista. O curso oferece aos jovens a possibilidade de um aprendizado teórico e prático, complementando o seu estudo básico e principalmente ampliando perspectivas de vida pessoal e profissional.

 

 Requisitos mínimos de acesso:

– Adolescentes e jovens, prioritariamente, na faixa etária entre dezesseis e vinte anos;

– Que esteja matriculado e frequentando a escola, caso não tenham concluído o ensino médio;

– Que se submetam a critérios de seleção da cooperativa.