Cooperativas são certificadas como parceiras da aprendizagem

O SESCOOP/RN, demais instituições formadoras, cooperativas parceiras e os jovens do Programa Aprendiz Cooperativo participaram do II Encontro Parceiros da Aprendizagem – Empresas que fazem a diferença, promovido pela Coordenação do Projeto de Inserção de Aprendizes do Rio Grande do Norte e Fórum Potiguar da Aprendizagem.  Atualmente, o Fórum Potiguar é composto por instituições formadoras, como o IFRN, pelo Ministério Público do Trabalho e pela Coordenação Estadual do Projeto de Inserção de Aprendizes.

Durante o evento, foram concedidas menções honrosas às empresas potiguares que participam do Programa Nacional de Aprendizagem. Nesta edição, foram contempladas 495 empresas. Entre elas, a Unimed Natal, Uniodonto, Coopanest/RN, Cooptax Natal e CNH que são cooperativas parceiras da aprendizagem. O evento aconteceu no Auditório do Campos Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, contando com a participação do SESCOOP/RN como instituição formadora e desenvolvedora do Programa Aprendiz Cooperativo.

Jovens e adolescentes aprendizes

De acordo com informações do Fopap, o Rio Grande do Norte tem cerca de 5 mil jovens e adolescentes aprendizes e tem potencial para preenchimento de outras 4 mil vagas. Com o objetivo de interiorizar o programa, Sofia Gomes acredita que o IFRN é um parceiro fundamental nesse processo de expansão. “O IFRN é um grande parceiro nosso. Através dele, por exemplo, nós conseguimos interiorizar a aprendizagem por causa dos campi existentes no interior do estado, o que é muito importante”, disse a coordenadora.

O Aprendiz Cooperativo

O Programa proporciona às cooperativas as condições de adequação à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte. As vagas são destinadas as jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio.

Como o Programa é modular, o SESCOOP/RN recebe Aprendizes das cooperativas durante o ano inteiro. Para mais Informações sobre o Aprendiz Cooperativo ligue: (84) 3605-2531 e fale com  a Formação Profissional.