Comitê Estadual do AgroNordeste é instalado no RN

O Comitê Estadual de Coordenação do Plano AgroNordeste foi instalado nesta quinta-feira (10), no Rio Grande do Norte, em evento realizado na sede do Sebrae RN. Os comitês farão os levantamentos necessários para definição dos projetos que serão desenvolvidos em cada um dos 12 territórios prioritários nos nove Estados do Nordeste, juntamente com o Estado de Minas Gerais.

O programa é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mas ainda encontram dificuldades para expandir o negócio e gerar mais renda e emprego na região onde vivem.

De acordo com o Diretor Geral do AgroNordeste, Danilo Forte, o cooperativismo é uma ferramenta essencial para impulsionar as ações do Plano. “Nosso objetivo é promover uma integração entre a agropecuária do Nordeste com todo o país e as cooperativas representam grande potencial do setor na nossa região”, destacou.

No Rio Grande do Norte serão contemplado com ações do Agronordeste nove municípios da Região do Vale Açu. São eles: Alto do Rodrigues, Assú, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Jucurutu, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael.

Entre os órgãos que compõem o Comitê Estadual está a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte. O assento é ocupado pelo Diretor Conselheiros Representante do Ramo Agro, Joseilson Medeiros, tendo como suplente o Superintendente da OCERN, Eduardo Gatto.

O AgroNordeste

O Plano tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico e social sustentável do meio rural da região. No biênio 2019/2020, 230 municípios serão contemplados com ações concentradas do programa.

O AgroNordeste se junta a outras ações já executadas pelo ministério na região, como Programa de Aquisição de Alimentos, regularização fundiária, Selo Arte, promoção da irrigação, indicação geográfica, equivalência de sistemas de inspeção de produtos de origem animal (Sisbi) e combate a doenças e pragas (febre aftosa, peste suína clássica e mosca das frutas).