Representante da OCB apresenta novo sistema de cadastro e registro de cooperativas

Técnicos da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte e da Unidade Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sistema OCERN-SESCOOP/RN) conheceram hoje (09) o novo sistema nacional de registro e atualização de dados cadastrais das cooperativas. A nova ferramenta, que será disponibilizada em janeiro de 2020, vai conferir mais facilidade, padronização e rapidez no registro e na atualização de dados das cooperativas.

O Sistema é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e foi apresentado pela Gerente Técnica e Econômica, Clara Maffia. A plataforma conta com as interfaces “SEJA.COOP” (para grupos que querem constituir cooperativa ou cooperativas não registradas) e “SOU.COOP” (para as já registradas junto ao Sistema OCB).

Clara Maffia – Gerente Técnica e Econômica da OCB

“É um sistema totalmente online por meio do qual as cooperativas poderão iniciar seu processo de registro ou atualizar seus dados de forma simples e ágil. Assim, a gente elimina papel e desburocratiza o processo tanto para as cooperativas quanto para as unidades estaduais, facilitando o relacionamento e a transparência também”, destacou a representante do Sistema OCB.

Clara Maffia ressaltou que a tecnologia permitirá que informações que já constem em banco de dados oficiais, poderão ser utilizadas pelo sistema, o que facilitará a inserção do cadastro pelas cooperativas. “O Sistema é eminentemente cadastral, então a gente vai ter dados de governança e alguns dados econômicos como faturamento, serviços ou produtos oferecidos pelas cooperativas, entre outros. Para aquelas cooperativas que já estão em um ambiente regulado e que já enviam dados para o Banco Central ou Agência Nacional de Saúde, por exemplo, o sistema pode puxar estes dados já que são públicos, o que facilita e agiliza o cadastro”, concluiu.

Para o Superintendente da OCERN, o Sistema vai modernizar e proporcionar mais agilidade e clareza das informações sobre o cooperativismo potiguar, bem como facilitar o processo para o cadastro e registro das cooperativas. “Uma ferramenta que vai facilitar e facilitar o acesso das cooperativas a essa interlocução com o Sistema Cooperativista. Já dentro deste novo sistema haverá, ainda, a reclassificação das cooperativas no novo padrão dos ramos de atuação econômica, que passou de treze para sete setores da economia onde as cooperativas desenvolvem suas atividades”, informou Eduardo Gatto.

O novo sistema de registro e cadastro foi aprovado em reunião ordinária da diretoria da OCB, no dia 31 de julho. Ao longo dos meses de agosto e setembro, a ferramenta será apresentada em visitas técnicas às unidades estaduais. Além das duas primeiras etapas (registro e cadastro) que já estão em fase de implantação, há uma terceira etapa referente à arrecadação, que deve ser entregue até o fim do ano.