Cooperativas levam atendimentos de saúde à comunidade na Celebração do Dia C no Rio Grande do Norte

No Rio Grande do Norte a celebração do Dia de Cooperar 2019 aconteceu na Escola Municipal Ivonete Maciel, bairro de Cidade da Esperança em Natal. Seis cooperativas do Ramo Saúde ofereceram atendimentos médicos diversos para a comunidade. As parceiras desde o início do movimento Dia C no Rio Grande do Norte: Unimed, Coopmed, Coopanest, Coopern Enfermagem, Uniodonto receberam o reforço com a primeira participação da Cooperfísio.

O time de voluntários contou com pediatras, ginecologistas, clínicos gerais, mastologistas, dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros e anestesistas que doaram a manhã de sábado para oferecer seu trabalho à comunidade. A programação contou com orientações de saúde bucal, escovação e aplicação de flúor, massagem, orientações de saúde e atividades educativas, como o curso de suporte básico de vida. As especialidades foram escolhidas de acordo com orientação da escola, abrangendo aquelas de maior carência na localidade. “Nós conversamos com os pais e identificamos quais as necessidades deles e de seus filhos. Mobilizamos a comunidade escolar e, no final, todos saíram satisfeitos”, destacou a Professora Márcia Nelson, diretora administrativa da Ivonete Maciel.

Moradora do bairro, Ísis Cristina trouxe os três filhos para receberem atendimento pediátrico. “É importante para a população esses serviços aqui para a comunidade porque nos falta oportunidade de um atendimento rápido como estamos recebendo aqui”, afirmou. Mas o sentimento de gratidão contagia também aqueles que doaram seu tempo e trabalho durante a celebração. “Para nós é uma forma de retribuir por todas as oportunidades que tivemos com tudo aquilo que a gente faz junto à cooperativa e por tudo o que temos, atendendo pessoas carentes que não tem acesso fácil a esse tipo de serviço. Pra mim é um grande prazer fazer esse trabalho voluntário”, comentou o médico cooperado da Unimed, José Carlos de Morais.

Além das cooperativas, as Secretarias Municipais de Saúde, STTU e Setrans foram parceiras do evento, emitindo cartões do Serviço único de Saúde (SUS), carteira de transporte gratuito e cartões de estacionamento para idosos. Cerca de 150 documentos foram confeccionados durante a celebração. “A prefeitura de Natal, através de suas secretarias, sempre foi parceira do Dia de Cooperar. E, mais uma vez, estamos aqui participando nessa ação tão importante para a população”, disse Josiene de Araújo, Diretora da Unidade de Saúde do Bairro de Nova Cidade.

Durante toda a manhã teve também muita música e animação, com pipoca e algodão doce para a criançada. 200 voluntários participaram da celebração com um público estimado de 600 pessoas. “É muito gratificante para nós saber que podemos contar com esta disponibilidade e força voluntária das nossas cooperativas. Todas elas atenderam prontamente ao nosso chamado para mais uma celebração do Dia C, um movimento que une as pessoas com objetivo de fazer o bem e este é um dos pilares do cooperativismo. Nossas cooperativas demonstraram, mais uma vez, os valores humanos que temos e o interesse pela comunidade. Deixo aqui a minha gratidão a todos os voluntários e parceiros que somam esforços nesta grande corrente do bem”, declarou Sônia Rocha, Superintendente do SESCOOP/RN.