RN leva delegação para 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

O cooperativismo do futuro se constrói aqui. Este é o tema da 14ª edição do Congresso Brasileiro do Cooperativismo que aconteceu em Brasília. O evento reuniu mais de 1,3 mil cooperativistas de todo o país.

O Rio Grande do Norte foi representado por uma delegação formada por Gernário Torres (Presidente da Cooptax Natal e Representante do Ramo Transporte), Arlindo Barbosa de Araújo (Presidente da Coopefarma e Representante do Ramo Consumo), Alexandre Magno Martins do Amaral (Secretário da Coopagro) e Damião Ferreira da Silva Neto (Presidente da Coopeaj).

50 ANOS

CBC, como é mais conhecido entre os cooperativistas, também marca a celebração dos 50 anos da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que, aliás, surgiu a partir de um consenso durante o 4º CBC, em 1969. A entidade realiza, desde então, a representação nacional e a defesa dos interesses das cooperativas junto aos Três Poderes da República.

AGENDA INSTITUCIONAL

Durante a abertura do CBC, a OCB lançou sua 13ª Agenda Institucional, com as principais demandas e propostas do cooperativismo aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Esta edição do documento é focada no fomento da simplificação, desburocratização e melhoria do ambiente de negócios para a atuação das cooperativas.

Em um universo de 36 proposições ao Congresso Nacional, alguns desafios são focados na agenda de reformas estruturantes do governo, ao acesso ao crédito e linhas de financiamento público para cooperativas, além de pautas positivas como a geração de internet no campo e, ainda, a permissão para que cooperativas operem no mercado de seguros.

Vale destacar que essas pautas geram desenvolvimento em todas as partes do país, sem demandar novos investimentos por parte do governo federal.


Warning: mysqli_query(): (HY000/1194): Table 'wp_posts' is marked as crashed and should be repaired in /home/sescooprn/www/site/wp-includes/wp-db.php on line 2024