SESCOOP/RN presta orientações para a constituição de cooperativa fotovoltaica em Parazinho

Com apoio da Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte (OCERN) e do setor de monitoramento do SESCOOP/RN, produtores rurais do município de Parazinho (localizado a 111 km de Natal) constituíram a Cooperativa Fotovoltaica do Rio Grande do Norte (Cooperforn). A Assembleia de Constituição aconteceu no dia 16 de junho de 2018 na Câmara dos Vereadores do município, com presença de vinte e três participantes.

Inserida no ramo infraestrutura, a Coopeforn tem por objeto social a geração e produção de energia elétrica de origem solar, atividades de coordenação e operação da geração e transmissão de energia elétrica, manutenção de redes, medição de consumo, controles, comércio atacadista de energia elétrica, importação e exportação, intermediação de venda de eletricidade por meio de sistemas de distribuição, operação de sistemas de energia elétrica para o consumidor final, treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial, atividades de consultorias, assessorias técnicas.

O acompanhamento do Sistema Cooperativista foi executada pelo Consultor Assis Xavier. “O grupo que fará parte da cooperativa é formado por pequenos e médios produtores rurais e, também, profissionais, estudantes, comerciantes e pesquisadores”, explicou o consultor. Com o grupo, foi realizada aplicação do Programa de Orientação Cooperativista – POC, estudo de viabilidade técnica e econômica. “Seguindo os trâmites do Monitoramento, foi realizada a Palestra de Sensibilização e Realização da Assembleia Geral de Constituição”, destacou Rubens Lopes, Gerente Técnico do SESCOOP/RN.

O Conselho de Administração eleito foi o seguinte:

Presidente – Amauri Reginaldo da Rocha

Secretária –  Wnara de Souza Santos

Tesoureiro – Jodelson Saraiva da Silva

Técnico – Francisco Wallisson Souza de Farias

Operacional – Paulo de Tasso Ciriaco de Souza

Institucional – Francisco de Paula Corcino de Souza

Comercial – Cláudio Pereira da Silva.