Agricultores familiares recebem kit com máscaras e álcool

Cerca de cinco mil agricultores e agricultoras familiares do estado que fazem parte de cooperativas da agricultura familiar estão sendo beneficiados com Kits contendo máscaras e álcool em gel. A iniciativa é do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) em parceria com a Controladoria Geral do Estado (Control). A ação é parte das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus e compõe uma das estratégias do programa RN+Protegido.

A entrega simbólica foi realizada pelo titular da Sedraf, Alexandre Lima, e pelo Controlador Geral do Estado, Pedro Lopes, aos representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) e da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do RN (Unicafes), nesta sexta- feira (08), na Escola de Governo, Centro Administrativo do Estado.

“Todos os agricultores familiares ligados ao cooperativismo da agricultura familiar no Rio Grande do Norte receberão esse kit de segurança e proteção ao novo coronavírus. Ao todo, estão sendo distribuídos 56 galões de cinco litros de álcool em gel e 7740 máscaras”, destacou Alexandre. Ainda de acordo com o secretário, esta ação beneficia mais de 1.500 famílias de agricultores familiares.

O MST, a Ocern e a Unicafes, junto com 28 Cooperativas da Agricultura Familiar do RN, serão responsáveis por distribuir o material nos municípios de Mossoró, Pedra Preta, Macaiba, São Gonçalo do Amarante, Ceará- Mirim, São João do Sabugi, Acari, Parelhas, Monte Alegre, Lucrécia, Marcelino Vieira, Apodi, Caraúbas, Umarizal, Assu, Porto do Mangue, Afonso Bezerra, Guamaré, João Câmara, Pureza, Jacanã e São Paulo do Potengi.

Entregas OCERN

O Superintendente da OCERN, Eduardo Gatto, e o Representante das Cooperativas do Ramo Agropecuário, Joseilson Medeiros, visitaram cooperativas em várias regiões do Estado e realizaram as entregas dos kits. Foram entregues nas seguintes cooperativas:

Cooperativa dos Ovinocaprinocultores de Pedra Preta – Coopp

Cooperativa Dos Produtores Familiares Agrícolas do Assentamento Maísa – Cooprofam

Cooperativa de Desenvolvimento Agroindustrial Potiguar – Coodap

Cooperativa dos Produtores Rurais de Monte Alegre – Coopalegre

Cooperativa Agropecuária do Assentamento Quilombo dos Palmares – Coopajar

Cooperativa dos Produtores Rurais – Guancoop

Cooperativa Mista Agro Industrial – Cooperuba

Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Mossoró –Cooafam

Programas

O programa RN+Unido é realizado em parceria com a Associação dos Supermercados do RN (Assurn), com apoio do Ministério Público Estadual e Cruz Vermelha. Tem o intuito de arrecadar alimentos e material de higiene pessoal às famílias em situação de vulnerabilidade social. Já o RN+Protegido se dá em parceria com empresas, indústrias, Sindicato da Construção Civil e outras entidades, e envolve confecção de materiais doados a preço de custo e investimentos financeiros diretos do Governo do Estado.