OCERN e SESCOOP/RN adotam medidas de prevenção ao Coronavírus

O Presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte – OCERN e do Serviço Nacional do Cooperativismo no Estado do Rio Grande do Norte – SESCOOP/RN torna público as medidas adotadas pelo Sistema Cooperativista Potiguar diante da pandemia Coronavírus (Covid-19):

Considerando a declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS), que, no dia 11 de março de 2020, elevou a classificação da doença causada pelo novo coronavírus ao estado de pandemia, devido à rápida disseminação geográfica que a Covid-19 tem apresentado;

Considerando a recomendação dos órgãos de saúde em todas as esferas para adoção, por parte de toda a população, de medidas de proteção e controle, a fim de diminuir a chance de disseminação da doença;

Considerando que a Organização Estadual promove e participa de eventos com grande aglomeração de pessoas;

Considerando que o SESCOOP/RN, em razão da realização de ações nas suas áreas finalísticas (Formação Profissional, Promoção Social e Monitoramento), promove cursos e eventos abertos ao público;

Considerando que existem no quadro de dirigentes, colaboradores e prestadores de serviços, pessoas que se enquadram no chamado grupo de risco, as quais possuem, portanto, maior propensão se houver a transmissão, com graves consequências;

Considerando os princípios da humanidade e solidariedade que precisamos promover no sistema cooperativista em benefícios dos nossos dirigentes, associados, funcionários e da sociedade.

COMUNICA:

Viagens:

Suspensão das viagens a trabalho estaduais, nacionais e internacionais de todos os colaboradores por tempo indeterminado.

  • Todos os colaboradores que viajaram para o exterior ou para estados do país com altos índices de incidência do vírus, ou, ainda, aqueles cujos parentes próximos, com quem convivem diariamente, o fizeram nos últimos 30 dias, devem comunicar o fato aos seus gestores imediatos para que possam ser avaliadas as medidas a serem adotadas.
  • Todos os diretores que viajaram para o exterior ou para estados do país com altos índices de incidência do vírus, ou, ainda, aqueles cujos parentes próximos, com quem convivem diariamente, o fizeram nos últimos 30 dias, devem comunicar o fato à OCERN-SESCOOP/RN, sendo consideradas justificadas as ausências.
  • As viagens de cunho pessoal devem ser previamente informadas aos gestores da Unidade, aos quais devem ser especificadas informações detalhadas sobre o destino e a duração, para que sejam adotadas as medidas cabíveis. 

Expediente

  • Adoção de horário especial de funcionamento e expediente dos colaboradores que, a partir de 19 de março do corrente ano, por tempo indeterminado, passará a ser das 8h às 14h.
  • Suspensão de todas as reuniões, cursos e eventos, dentre outros, promovidos por esta Unidade Estadual que envolvam público superior a 10 (dez) pessoas por tempo indeterminado (para que não ocorram prejuízos, serão disponibilizados alguns cursos na modalidade a distância), ressalvados casos excepcionais, que serão avaliados pela gestão.

  • O Atendimento ao público será feito mediante agendamento, por meio dos seguintes canais para a OCERN e SESCOOP/RN, respectivamente: www.sescooprn.coop.br, gerencia.tecnica@sescooprn.coop.br, (84) 99988-0506; www.ocern.coop.br, secretaria@ocern.coop.br, (84) 98861-9529.
  • Possibilidade de adoção de medidas extraordinárias, tais como “home office”, antecipação de férias, flexibilização da jornada diária de trabalho diversa da estabelecida , licença remunerada, para os colaboradores que se enquadrem nos grupos de maior risco para o vírus, como maiores de 60 anos, gestantes, lactantes e portadores de doenças pré-existentes (diabetes, hipertensão, asma, problemas cardíacos, pessoas que tenham se submetido a cirurgia bariátrica), e, ainda, que possuam filhos menores de 12 (doze) anos, de modo que caberá a cada gerência fazer o controle documental das rotinas laborais diferenciadas, considerada a viabilidade operacional. 

Medidas de prevenção

  • Adoção de reforço de cuidados de higiene e limpeza nas unidades operacionais e disponibilização de itens de higiene específicos (álcool em gel e máscara) para seus frequentadores, bem como adotar medidas de orientação e ações preventivas em geral.
  • Monitoramento rigoroso de todos os colaboradores que apresentarem sinais de gripe, febre e/ou doenças respiratórias para adoção das medidas necessárias.
  • Instituição de um comitê interno de gerenciamento, composto pela superintendência e as duas gerências, que se reunirão sempre que necessário para avaliar a eficácia das já citadas medidas, bem como a necessidade de ampliação destas ou adoção de outras.

Informamos, ainda, que poderão ser emitidas normas complementares ou substitutivas a presente norma, de acordo com as mudanças no cenário local e evolução da pandemia. Certos de que podemos contar com apoio, compreensão e cooperação de todos, nos colocamos à disposição para sanar possíveis dúvidas e questionamentos.   

#ocern #sescooprn #comunicado #coronavirus