Cooperativas Educacionais reúnem-se na Casa do Cooperativismo

Dirigentes de cooperativas educacionais do Rio Grande do Norte participaram de um encontro na Casa do Cooperativismo Potiguar, debatendo propostas de ações de relevância pra o setor.

O Presidente do Sistema OCERN, Roberto Coelho, recepcionou os participantes trazendo informações sobre diversos projetos direcionados às cooperativas educacionais. “Um importante momento onde reunimos as cooperativas educacionais no sentido de planejarmos a ações para o próximo exercício”, destacou Roberto.

Um dos projetos em pauta ´´foi o Programa Município Sustentável e Inteligente, desenvolvido pela OCERN visando estabelecer condições favoráveis à implantação e desenvolvimento de políticas públicas, estudos e ações voltadas à concretização dos 17 Objetivos De Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A meta é a elaboração de projetos sustentáveis e de desenvolvimento, com prioridade a saúde, infraestrutura (enérgica, tratamento de resíduo, meio ambiente, entre outros), agropecuária, transporte, crédito, prestação de serviços (educação, artesanato, turismo, etc) e consumo.

Outro assunto da pauta foi o projeto de um complexo educacional em um espaço cedido pela Cooperativa Habitacional (Coophab RN). “Estamos disponibilizando às cooperativas do ramo a possibilidade de desenvolvermos em conjunto este projeto com elas. Nossa intenção é a criação de uma escola cooperativista de referência e trouxemos esta pauta para ser debatida com as cooperativas que tem expertise no setor”, destacou o Superintendente do Sistema OCERN, Eduardo Gatto.

O encontro contou com a presença da Coordenadora do Programa Novos Rumos na Execução Penal do Tribunal de Justiça do RN, Guiomar Veras. O programa tem parceria com a OCERN e é realizado pela Secretaria de Administração Penitenciária e pelo TJRN e tem o objetivo de promover a ressocialização de reeducandos ou egressos do sistema prisional que cumprem pena nos regimes aberto ou semiaberto.

Participaram representantes da Cooperativa Educacional de Natal, Coopedu e Coopern/Freinet

Fotos: Adriana Nascimento.