Sicoob Potiguar promove live sobre a importância da autonomia financeira no combate à violência contra a mulher

“Violência x Autonomia: qual o nosso papel em defesa da mulher?”, este foi o tema da live promovida pelo Sicoob Potiguar nesta quinta-feira (26) no instagram do Sicoob Nordeste. O evento debateu a importância de ações que estimulem a autonomia financeira de mulheres como saída para a violência doméstica.

A cooperativa convidou mulheres especialistas em na áreas do direito, finanças e segurança pública para debaterem o tema. Participaram a Diretora Executiva do Sicoob Potiguar, Anacelly de Paula, a conselheira federal da OAB, Ana Beatriz Pesgrave, a secretária de Segurança Pública de Natal, Sheila Freitas, com mediação da advogada Aline Juliete.

“O Sicoob Potiguar está comprometido com o combate a qualquer tipo de relacionamento abusivo”, comenta Anacelly de Paula. “Sabe-se, no entanto, que ainda há muito a ser feito para quebrar esse ciclo de violência. E um dos caminhos que a cooperativa acredita ser eficaz para enfrentar o problema é promovendo o empoderamento feminino, estimulando a autonomia, reduzindo assim as injustiças socioeconômicas com as quais as mulheres sofrem historicamente”.

Estudos recentes mostram que a violência contra a mulher aumentou no país no período da pandemia do coronavírus. É o que mostra, por exemplo, a pesquisa mais recente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que apontou um crescimento da violência em 20% das cidades brasileiras desde fevereiro de 2020.

Outro levantamento, dessa vez do Instituto Datafolha, para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que uma em cada quatro mulheres acima de 16 anos sofreu algum tipo de violência (física, psicológica ou sexual) no último ano. Das agressões, 48% se deram dentro de casa, e os autores da violência são principalmente pessoas conhecidas da vítima. O problema é que grande parte dessas agressões não são denunciadas, e um dos principais motivos para o silêncio é a dependência financeira que a vítima tem com o agressor.

A live encerra a programação do Sicoob Potiguar na campanha Agosto Lilás. A campanha tem abrangência nacional e visa conscientizar a população sobre o combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A campanha foi criada em alusão à Lei Maria da Penha, sancionada em 07 de agosto de 2006, com o objetivo de discutir ações de enfrentamento à violência contra as mulheres no Brasil.