Sicoob lança a Semana do Cooperativismo

O Dia Internacional do Cooperativismo já é uma tradição entre as cooperativas em seus diversos ramos, porém tem o seu foco em apenas um dia: o Dia C. Acontece que o Sicoob sempre participa do Dia C e outros eventos de cunho social e financeiro com muitas ações, tendo em vista como funciona o sistema e a relação com as Cooperativas.

Pensando nesse engajamento natural que nossas ações possuem, sobretudo no Dia C e na escala que conseguimos atingir em todo o Brasil, o Comitê de Investimento Social Estratégico do Sicoob (CISES) decidiu ir além e, inspirados em outros eventos populares como a Semana ENEF, a Semana do Investidor e a Global Money Week, criou a Semana do Cooperativismo, que vai acontecer de 28 de junho a 04 de julho.


O CISES decidiu chancelar um  evento que pudesse ser nosso e que além de espalhar a cultura cooperativista pelo mundo, espalhasse também o impacto social que o Sicoob e cada cooperativa alcança. Será uma semana inteira com várias ações que vão desde um espetáculo teatral sobre a história do cooperativismo, até workhops e palestras que acontecerão online. Tudo isso coordenado e viabilizado pelo Instituto Sicoob.

Serão 7 dias de evento e as ações serão executadas por diversas cooperativas, voluntários e parceiros. Contaremos com um hotsite que apresenta o evento ao mesmo tempo que centraliza a programação nacional, e orienta o usuário sobre tudo o que vamos abordar ao longo da semana. O site ainda está em construção e em breve divulgaremos.

Cada dia da semana reforçará um tema relacionado ao Cooperativismo, temas esses que serão colocados em práticas nos eventos e posts das redes sociais das nossas Cooperativas. Os temas de cada dia são:

  • O que é o Cooperativismo;
  • Princípios e Ramos do Cooperativismo;
  • Cooperativas de Crédito;
  • Cooperativismo e o Impacto Social;
  • Cooperativismo e a Atualidade;
  • Dia C – Conceitos e práticas
  • Intercooperação

Essa é a primeira edição da Semana do Cooperativismo, mas o objetivo do Sicoob é torna-la efetiva no calendário das ações com a comunidade.

Sobre o Sicoob – Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 5 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em mais de 300 municípios.