Semana Nacional de Educação Financeira acontece de 23 a 29 de novembro

A 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, de 23 a 29 de novembro, terá como tema “Resiliência financeira: como atravessar a crise?” evai concentrar ações gratuitas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal de entidades públicas e privadas.O novo coronavírus trouxe complicações para a vida financeira de uma grande parcela dos brasileiros, hoje mais sujeitos a flutuações na renda familiar e fraudes financeiras. Em um momento de crise como este, o planejamento das finanças familiares é ainda mais importante, e o cidadão precisa estar bem informado para tomar suas decisões financeiras, mesmo sob estresse.

Ao promover práticas financeiras conscientes, responsáveis e autônomas, tratando inclusive de temas de caráter mais emergencial, esperamos contribuir para que cada cidadão encontre os seus caminhos para superar momentos de crise como este, e no futuro, se sinta cada vez mais preparado para ser o protagonista de sua vida financeira.

Ano passado, foram mais de 14.000 ações, alcançando mais de 70 milhões de pessoas em todo o Brasil. Participe também desta grande mobilização nacional para promover a educação financeira no país.

O evento

A Semana Nacional de Educação Financeira – Semana ENEF – é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).

Na semana, ocorrem diversas ações educacionais gratuitas, com o objetivo de disseminar a educação financeira, previdenciária e de seguros, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania e autonomia.

Realizada anualmente desde 2014, a Semana ENEF apresenta um balanço bastante positivo. Em 2017, contou com 1.826 ações – presenciais e online –, aumento de 75% em relação ao ano anterior, com a participação de 1,9 milhão de pessoas, em 3.781 eventos.Em 2016, foram 1.044 ações – presenciais e online – organizadas por 153 instituições e que impactaram cerca de 1,3 milhão de pessoas, em 458 municípios em todas as unidades federativas.

Na primeira edição, ocorrida em 2014, aconteceram mais de 170 eventos, presenciais ou online, em 21 cidades de 17 estados brasileiros e DF. Já na Semana ENEF de 2015, realizada no mesmo período da Global Money Week, foram realizados 505 eventos, presenciais ou on-line, impactando milhares de cidadãos.

Fonte: http://www.semanaenef.gov.br.