OCERN-SESCOOP/RN apresenta novos programas para as cooperativas

Nesta sexta-feira (23), a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Norte (OCERN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Rio Grande do Norte apresentaram três programas que serão desenvolvidos nos próximos meses.

O Programa Cooperativista Saúde para Todos (Tersaúde),  o Programa Cooperativo de Financiamento e Repasses de Produtos, Bens e Serviços (Terbens) e o Programa Cooperativista de Digitalização, Armazenamento e Gestão de Documentos (Papel Zero) foram apresentados à comunidade cooperativista pelo presidente da OCERN-SESCOOP/RN, Roberto Coelho, e demais parceiros.

Em parceria com as cooperativas, os programas trarão benefícios em diversas áreas. Segundo Roberto Coelho, as cooperativas podem e devem ser referência para diversos tipos de serviços aos seus cooperados.

“A ideia dos três programas é fazer com que o Sistema Cooperativo tenha mais condições de levar aos associados e toda a sociedade facilidades que possam ajudar no seu desenvolvimento, fazendo com que a cooperativa uma verdadeira agência de desenvolvimento para os sócios, tanto área de saúde, quanto em financiamentos de produtos e bens de serviços, além da parte de digitalização, certificação e gestão de documentos, as cooperativas possam dar uma contribuição aos seus associados, às empresas e ao setor público. O Cooperativismo pode ser sim um instrumento de desenvolvimento econômico e social em nosso Estado”, afirmou o Presidente.

O evento teve a participação do Matemático, Especialista em Finanças e Economia, e Diretor Banfis  Microfinanças, Francisco Duda, que vai ministrar palestra sobre “Gestão de Orçamento Familiar e Empresarial”. “São modelos de gestão de orçamentos diferentes, mas com diversos pontos em comum. Tanto no âmbito familiar quanto na gestão empresarial, é preciso uma administração orçamentária, levando em conta um equilíbrio entre as despesas fixas e emergenciais, com a nossa receita”

O evento reuniu gestores, associados e colaboradores das cooperativas de todo o Rio Grande do Norte, na Casa do Cooperativismo potiguar e teve transmissão via web.