PIX será apresentado e debatido por coops

Um novo sistema brasileiro de transações financeiras vai entrar no ar em novembro. Trata-se do PIX que vai facilitar pagamentos e transferências bancárias, de forma mais ágil, já que o funcionamento será 24h por dia, sete dias por semana. As expectativas do Banco Central, responsável pelo PIX, são de que a ferramenta alavanque a competitividade e a eficiência do mercado, baixe o custo, aumente a segurança e aprimore a experiência dos clientes.

Para além disso, o Banco também pretende que o novo sistema consiga promover a inclusão financeira e preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.

E como o PIX promete impactar a vida de negócios e pessoas, incluindo as cooperativas, o Sistema OCB vai reunir os cooperativistas de todos os ramos para ter uma visão geral sobre o tema e entender os seus potenciais benefícios. O evento, que ocorrerá na segunda-feira (21/9), das 10h às 12h, contará com a participação de representantes do Banco Central e, também, do cooperativismo de crédito.

VANTAGENS

Otimização do fluxo de caixa – os ingressos e saídas de recursos serão contabilizados em tempo real. Não será mais necessário aguardar a períodos longos para o recebimento, como no caso de boletos, que podem ter sua compensação feita em até 3 dias.

Utilização de QR Code – as instituições passarão a receber de forma mais moderna e ágil. Sem a necessidade do envio de diversos dados financeiros/bancários para que o tomador do serviço/produto realize o pagamento.

Economia – Haverá uma enorme economia com a utilização da tecnologia PIX. Os custos transacionais terão uma significativa redução.

Sem pausas – as transferências e pagamentos serão realizados 24 horas por dia, todos os dias da semana. O sistema não terá mais a pausa de compensação dos finais de semana. As cooperativas que utilizarem o PIX receberão de forma instantânea.

PARTICIPE

Para participar do webinário, basta se inscrever, clicando aqui.

PROGRAMAÇÃO


10h – Abertura e boas vindas

Presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas

10h10 – Apresentação do PIX

(Aspectos gerais e expectativas do regulador, Angelo Duarte – Decem/BC)

10h50 – Apresentação do representante do Sicoob

(Visão do Sistema sobre os desafios e oportunidades a partir do PIX)

11h10 – Apresentação do representante do Sicredi

(Visão do Sistema sobre os desafios e oportunidades a partir do PIX, Gisele Rodrigues – superintendente de Soluções de Meios de Pagamento do Sicredi)

11h30 – Espaço para perguntas

(Perguntas enviadas pelo chat online)

11h45 – Encerramento