Aprendizes realizam a Feira do Empreendedorismo

Os jovens que integram o Programa Aprendiz Cooperativo realizaram a Feira do Empreendedorismo, na Casa do Cooperativismo Potiguar. A atividade é o trabalho de encerramento do Módulo de Empreendedorismo ministrado pela instrutora Fernanda Rose Rocha.

As turmas trabalharam a confecção de doces e salgados, além de um mini bazar cooperativo com vários itens de vestuário. Os empreendimentos foram elaborados a partir de uma pesquisa de mercado feita no âmbito da Casa do Cooperativismo durante as aulas práticas do módulo.

“Procuramos proporcionar aos aprendizes uma experiência bem próxima de um planejamento real de um empreendimento coletivo. Eles realizaram a pesquisa de mercado e todo o planejamento para a instalação e execução da Feira”, destacou a instrutora. Todo dinheiro apurado com a feira será convertido em doações para o Lar do Ancião Evangélico (LAE).

“Seguindo orientação da administração do LAE, o recurso conseguido com a feira será todo aplicado em de produtos de limpeza e higiene pessoal, que serão doados à instituição. Nós estamos em uma Casa que preza pela promoção social e, dentro das iniciativas do Dia de Cooperar, a turma foi estimulada a realizar a atividade”, finalizou Fernanda.

A Cooptax Natal será a cooperativa parceira da iniciativa dos Aprendizes Cooperativos. A Entrega das doações será realizada neste sábado (29), às 14h, na sede do LAE – R. Poços de Caldas, 3001, no bairro de Neópolis.

O Programa

O Aprendiz Cooperativo proporciona para as cooperativas condições de adequação à Lei 10.097/00 e ao Decreto 5.598/05, que estabelecem cota obrigatória de contratação de jovens aprendizes para cooperativas que se enquadram nos critérios de médio e grande porte.

De acordo com a legislação, todas as empresas de médio e grande porte devem contratar um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. As vagas são destinadas a jovens de 14 a 24 anos incompletos e que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio.

Como as aulas do Programa tem caráter modular, o SESCOOP/RN recebe Aprendizes das cooperativas durante o ano inteiro. Para mais Informações sobre o Aprendiz Cooperativo ligue: (84) 3605-2531 e fale com a Formação Profissional.