SESCOOP/RN dá inicio à terceira etapa do Trilhando no Cooperativismo Potiguar

Em continuidade ao Projeto Trilhando o Cooperativismo Potiguar, o setor de Monitoramento do SESCOOP/RN realizou Oficinas de Assembleias Gerais para as cooperativas Cooptagran e Unimoto Entregas. As atividades são parte da terceira etapa do Projeto, denominada “Aprendizado”, e consiste em ações em parceria com o setor de Formação Profissional.

Ainda junto à Cooptagran, foi desenvolvida uma consultoria para a reforma estatutária da cooperativa. “Foram identificadas oportunidades para ampliar a segurança jurídica da cooperativa”, explicou Rubens Lopes, Gerente Técnico e de Monitoramento do SESCOOP/RN.

A primeira etapa do Projeto, que foi trabalhada em 2016, consistiu na divulgação, sensibilização, adesão das cooperativas, culminando com a primeira aplicação do Programa de Acompanhamento da Gestão Cooperativista (PAGC). Na Segunda etapa, foram apresentados os Relatórios-Diagnóstico, gerados após a aplicação do PAGC, com as oportunidades de melhoria para as cooperativas.

O Trilhando o Cooperativismo foi lançado no ano passado com o objetivo de qualificar a gestão das cooperativas potiguares do Ramo Transporte, nos seus aspectos legais e estatuários, melhorando suas práticas e ampliando sua segurança jurídica. As cooperativas que aderiram ao Projeto foram a Coopex, a Coopcemi, Cooptax Natal, Cooptesg e Unimoto Entregas.