Técnicos do SESCOOP/RN são capacitados no Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano

O SESCOOP/RN deu início à capacitação de seu quadro técnico no Sistema de Gestão de Desenvolvimento Humano (GDH), ferramenta desenvolvida pela Unidade Nacional em parceria com o SESCOOP Paraná que possibilita os subsídios necessários para que cooperativas e unidades estaduais tenham em mãos – de forma rápida, consistente e confiável – informações para que os gestores tomem as melhores decisões.

A capacitação do GDH tem foco na gestão nas áreas de Formação Profissional e Promoção Social. O conteúdo contempla a apresentação de relatórios possíveis e Manual de lançamento no sistema dos programas nacionais. “O Sistema permite desde a fase planejamento, passando pela execução, até a prestação de contas das ações. A ferramenta também comporta um banco nacional de cadastros e empresas e consultores, que estará disponível para consulta para as demais Unidades Estaduais. Além disso, está sendo gerida no GDH a diretriz de cadastro de instrutores, aprovada pelo SESCOOP Nacional”, explica  Guilherme Gonçalves, Analista de Promoção Social do SESCOOP Nacional que conduz a capacitação.

DSC_0333O programa permite, também, organizar e sistematizar informações relevantes sobre as ações de formação e de promoção social, realizadas em prol do desenvolvimento da comunidade da cooperativa, gerando dados que possibilitem uma real avaliação do grau de desenvolvimento humano dos cooperados, suas famílias e empregados. Brevemente, as cooperativas também poderão ter acesso ao GDH para enviarem ao SESCOOP suas demandas de cursos, palestras, eventos ou ações.

Atualmente, o GDH está sendo utilizado por nove unidades estaduais. A expectativa da Unidade Nacional é disponibilizar o programa a mais cinco Unidades Estaduais ao longo deste ano, e a outras cinco em 2017. A implantação está prevista para ocorrer em todas as unidades do Sistema OCB, visando fortalecer, ainda mais, o desempenho das cooperativas.